Entidades buscam solução para solucionar as constantes filas no acesso ao Porto Seco

04/10/2012

O Sindimercosul e a ABTI foram acionados na última terça-feira, dia 02/10 por volta das 20h, por motoristas que estavam parados nas proximidades do Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana-RS, aguardando acesso ao Porto.

O Presidente do Sindimercosul, Jorge Luiz Frizzo acompanhado da Coordenadora de Assuntos Internacionais da ABTI (Associação Brasileira de Transportadores Internacionais) Gladys Vinci se deslocou até o local onde se constatou dificuldades no ingresso e saída de veículos na Elog, formando uma grande fila. Também foi solicitada reforço no policiamento na área, sendo atendido prontamente pela Brigada Militar que deu total suporte, garantindo a segurança juntamente com a Policia Rodoviária Federal. Após as constatações, foi solicitada uma reunião com a Receita Federal, Elog e Despachantes Aduaneiros a fim de buscar uma solução.

Na quarta-feira 03/10, foi realizada reunião no prédio da Receita Federal do Brasil para tratar dos problemas que foram averiguados.

Na oportunidade foram apresentadas alternativas pelos órgãos intervenientes. Ficando a cargo da R.F.B e da Elog, a  elaboração de uma estratégia para agilizar o tráfego fronteiriço.

Hoje (05/10) pela parte da manhã, foi constatada novamente uma longa fila para ingresso da exportação, onde o Sindimercosul e a ABTI se fizeram presentes passando aos motoristas a orientação repassada pela R.FB, através de uma ação eficaz dos auditores fiscais, que consiste em agilizar os veículos que tiverem em canal verde, sigam diretamente a Co.te.car em Paso de Los Libres.