Detran e Dnit terão que explicar critérios para instalação de radares eletrônicos

05/12/2012

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove dia (04/12), uma audiência pública para discutir os critérios adotados para instalar os equipamentos eletrônicos que medem a velocidade dos veículos e como é feita a fiscalização dos contratos entre as empresas que operam esses aparelhos e os órgãos de trânsito.

O debate foi proposto pelo deputado Augusto Coutinho (DEM-PE). “Não se está questionando a eficácia dos radares eletrônicos. É indubitável que tais aparatos contribuem para diminuição da quantidade de acidentes em determinadas vias. O que se pretende é debater os critérios para instalar esses equipamentos e fiscalizar esses contratos”.

Coutinho quer discutir ainda os critérios adotados para instalação de lombadas e radares eletrônicos em diversos pontos em uma mesma via e as repentinas mudanças do limite de velocidade em trechos muito próximos.

Foram convidados para a audiência:

- o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Julio Ferraz Arcoverde.
- o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
- o engenheiro de tráfego Paulo Cesar Marques da Silva.