Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do RS recebe SINDIMERCOSUL

07/08/2012

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Cargas em Linhas Internacionais do RS (SINDIMERCOSUL) Jorge Luiz Frizzo se reuniu ontem, dia 06/08 em Porto Alegre com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no RS, Cláudio Corrêa.

A visita teve como propósito a apresentação de um documento, a ser entregue ao Ministro do Trabalho e Emprego Brizola Neto, que sugere a alteração da NR nº24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) elaborada pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE, a qual não contempla as condições de trabalho vividas pelos motoristas profissionais, uma vez que se limita a regulamentar os estabelecimentos dos empregadores. O texto sugere a elaboração de um Anexo I para a NR que abranja as condições sanitárias e de conforto para os motoristas profissionais, regulamentando as condições de alojamento nos veículos de transporte, o acesso às cabines e locais de parada.

Outra proposta apresentada foi o controle das jornadas, paradas e descansos através de registros rastreados via satélite dos caminhões. Já existe um projeto piloto no Estado, no qual o sistema envia informações sobre a jornada de trabalho para a central da empresa, onde os dados originais são gravados e guardados, de forma que o empregador não possa manipulá-los. Essa proposta viria ao encontro de facilitar a própria fiscalização feita pelo MTE por força de Lei 12.619/2012.

Assessoria de Imprensa: Eduardo Soares Brüggemann