PRF reforça fiscalização nas rodovias da Fronteira e usará radar fotográfico móvel

11/12/2012

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagra nos próximos dias a operação de verão para tentar reduzir, neste período de férias, o número de acidentes de trânsito registrado nas rodovias - BRs 290 e 472.

Os patrulheiros estarão monitorando os pontos considerados mais críticos entre os meses de dezembro e março de 2013, quando é verificado aumento no número de viagens realizadas nas estradas, principalmente com o ingresso de turistas argentinos ao país. Segundo Jorge Vargas, Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 13ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal, são esperados nesse período o ingresso de cerca de 400 mil turistas, que cruzarão a fronteira rumo as praias gaúchas e catarinenses.

Neste período, a Polícia Rodoviária Federal irá montar barreiras simultâneas nas BRs, com foco na velocidade, inibindo o excesso e ultrapassagens perigosas. Serão utilizados radares em diversos pontos e também o radar fotográfico móvel nas operações. Para Jorge Vargas, “é preciso educar os condutores para que os mesmos respeitem os limites de velocidade, a prática de ultrapassagens em locais permitidos e seguros e o respeito a Lei Seca, pois a soma de ações conscientes demonstram antes de mais nada o respeito pela vida”.

Os turistas ao retornarem ao país de origem, serão novamente fiscalizados para a verificação de multas/infrações cometidas no Brasil, em caso de haver infrações, as mesmas deveram ser pagas antes de deixarem o Brasil. A exceção fica aos motoristas das cidades vizinhas, como por exemplo, Paso de Los Libres, que neste caso tem até 30 dias para efetuarem o pagamento.

Na BR-472, mais utilizada por usuários locais que se deslocam para sítios e barragens, a fiscalização será diária, porém mais concentrada nos finais de semana, onde o fluxo aumenta nesta temporada de verão. A PRF utilizará radares e bafômetro nas abordagens.

A pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacional do RS - Sindimercosul, Vargas alerta aos motoristas profissionais do volante (caminhoneiros) quanto a preocupação constante da PRF com a circulação de caminhões nas rodovias durante noite, destacando a questão do sono e do cansaço, que pode aumentar em grande escala o risco de acidentes.