Unidade Móvel de atendimento ao trabalhador percorre o estado levando informação

13/11/2012

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS – Sindimercosul esta percorrendo o Estado com a unidade móvel do trabalhador, um ônibus adquirido neste ano adaptado com gabinete para atendimento e sala de aula.

A Unidade Móvel do Sindimercosul percorre mensalmente, 2.800 quilômetros em média, promovendo atendimento a muitos profissionais do setor de transportes de cargas.

A unidade itinerante também é destinada ao treinamento, inédita no setor, foi criada com o objetivo de levar conhecimento técnico e tecnológico aos profissionais do mercado. Trata-se de um ônibus leito, com 20 lugares para sala de aula, transformando-se em local apropriado para treinamentos e palestras, possui climatização, acesso a internet, TV com DVD, computador e impressora.

Os treinamentos oferecidos na unidade móvel são através de parcerias desenvolvidas com o SEST SENAT, e também com a recapadora de pneus Hoff, que oferecerá cursos de especialização para um melhor desempenho dos profissionais para lidarem com pneus, um importante componente dos custos do setor de transportes.

Os cursos serão oferecidos gratuitamente, como o curso de noções básicas de pneu para motoristas. As aulas terão o objetivo de proporcionar conhecimentos gerais básicos sobre os produtos, além de esclarecer os principais fatores que influenciam na queda do rendimento de um pneu.

O SEST SENAT realizou no mês de outubro na unidade móvel,  o de capacitação para condução de veículos de passageiros, com 50 horas de aulas abrangendo as disciplinas de legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito; relacionamento interpessoal.

O objetivo do curso é trazer novos motoristas para o setor, profissionais que atuam em outros setores e venham para o setor de transporte, justamente prevendo e considerando a falta de motoristas hoje, tanto para carga como para passageiro.

O vice-presidente do Sindicato, Cesar Fresinghelli, explica que os cursos na Unidade são teóricos e práticos, abrangendo temas muito importantes para o aperfeiçoamento do motorista. “Como conduzir um veículo de modo econômico, como identificar as causas de danos e desgastes, do mesmo modo, os reparos em pneus, a utilização e cuidados com ferramentas e acessórios, etc. Enfim, todo este conteúdo é necessário para que este tipo de atividade profissional seja desenvolvida para atender os níveis máximos de qualidade em sua execução”, ressalta.

Para o Presidente do Sindimercosul Jorge Frizzo, a falta de trabalhadores qualificados é o maior problema enfrentado. “O que nós sentimos é que o mercado está carente de motoristas, eu costumo dizer que existe um antagonismo, porque existem vagas e existem profissionais procurando vagas, falta realmente é a capacitação”. afirma.