SEST SENAT promove curso para condução de veículos de passageiros em parceria com Sindimercosul

15/10/2012

O SEST SENAT - O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), promoveu no último sábado, dia 13/10 em parceria com o Sindimercosul - Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS, “Curso de Capacitação para Condução de Veículos de Passageiros”.

Para ser contratado por empresas de transporte de passageiros por fretamento, o motorista com CNH categoria D necessita fazer um curso de formação profissional. De acordo com a resolução 168 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é obrigatório o curso de Formação para Condução de Transporte para Veículos de Passageiros. Sem esse curso, a pessoa não está apta para desempenhar a atividade de motorista profissional e transportar passageiros.

O curso de formação tem 50 horas de aulas com as disciplinas: Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito; Relacionamento Interpessoal. Esse curso é direcionado para motorista com carteira D ou E e é oferecido pelo SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

O objetivo do curso é trazer novos motoristas para o setor, profissionais que atuam em outros setores e venham para o setor de transporte, justamente prevendo e considerando a falta de motoristas hoje, tanto para carga como para passageiro.

“O que nós sentimos é que o mercado está carente de motoristas, eu costumo dizer que existe um antagonismo, porque existem vagas e existem profissionais procurando vagas, falta realmente é a capacitação”. afirma Jorge Frizzo.

O SEST/SENAT desenvolveu o curso teórico e prático, em parceria com o Sindimercosul que disponibilizou para as aulas práticas a Unidade Móvel do Trabalhador do Sindicato.