Estado devolve à União trechos de rodovias gaúchas

20/06/2012 - O governo do Rio Grande do Sul comunicou ao Ministério dos Transportes que em 2013 devolverá à União os trechos de seis estradas federais que foram delegados ao Estado para fazer parte do programa de concessão de sete polos rodoviários à exploração privada.

Assinados em 1998, durante o mandato de Antônio Britto (PMDB), os contratos com as concessionárias vencem entre julho e dezembro do ano que vem, mas não serão renovados pelo atual governador, Tarso Genro (PT).
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os trechos federais delegados das BRs 116, 153, 285, 290, 386 e 471 somam 983,5 km, de um total de 1,8 mil km concedidos à iniciativa privada. Os 816,2 km restantes correspondem a estradas estaduais e serão administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que será criada pelo governo gaúcho.

O Estado pretende cobrar "pedágios comunitários" nesses trechos, que serão revertidos para obras nas próprias estradas, mas a tarifa será menor que a cobrada hoje. Atualmente, os valores variam de R$ 6,70 a R$ 50,40, conforme o porte dos veículos.