Empresas de gerenciamento de risco e seguradoras de carga restringem o acesso de motoristas ao emprego

21/11/2012

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS – Sindimercosul informa que esta agindo em defesa dos direitos dos trabalhadores visando impedir que as empresas de gerenciamento de risco e seguradoras de carga se utilizem de informações pessoais alheias ao exercício da função, para impedir que estes profissionais tenham acesso ao mercado de trabalho.

Segundo o Presidente do Sindicato, Jorge Luiz Frizzo, isso ocorre porque a presença do nome do motorista em tais cadastros como SPC e SERASA são diretamente ligados pelas empresas a idoneidade do trabalhador, ferindo a intimidade dos mesmos.  “O endividamento da população brasileira também é fato público e notório, sem que haja qualquer ligação com a capacidade para exercer a função de motorista de transporte de carga de alto valor. Ou seja, não há aumento do risco coberto pela seguradora simplesmente pela existência de dados do motorista nos cadastros negativos, além disso, sem emprego, o trabalhador não tem como pagar dívida”. Declara Frizzo.

O Ministério Público do Trabalho está com seis ações civis públicas em andamento contra gerenciadoras de risco e seguradoras que fazem uma varredura na vida dos motoristas e organizam um banco de dados com informações pessoais a respeito desses profissionais.

Jorge Frizzo informa que o Sindimercosul recebe pelo menos 20 reclamações por mês de motoristas que não conseguem ou perdem o emprego por causa de restrições. “As empresas devem tomar medidas para se proteger. Mas cadastros de crédito, embora públicos, não podem ser usados para restringir o acesso a emprego, principalmente nesse caso, isso é grave e vamos lutar junto ao Ministério Público do Trabalho para resolver”.