A economia por trás da calibragem regular dos pneus

Andar com os pneus com pressão cerca de 20% abaixo da especificada no manual do veículo pode reduzir a vida útil do seu pneu em até 30%. Além disso, pneus murchos também acarretam um maior consumo de combustível, podendo variar de 18% a 25% a mais, segundo informações da Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus.

A pressão acima também não é recomendável. O excesso pode causar um desgaste mais acentuado, perda de estabilidade em curvas, maior propensão a estouros e rachadura na base dos sulcos.

Como resultado, os motoristas desperdiçam anualmente 100 milhões de litros de combustível. Os números também refletem na emissão extra de 236 milhões de kg de CO2 na atmosfera.

Outro ponto importante é não esquecer de checar as condições do estepe e mantê-lo pronto para o uso. Uma dica é colocar até cinco libras a mais do que o normal, já que o pneu reserva nem sempre é calibrado com a mesma frequência dos pneus em uso. A pressão correta do pneu é a indicada pelo fabricante do veículo e deve ser checada sempre com o pneu frio.

Assessoria - Eduardo Soares Brüggemann