Home História Associado Notícias Associe-se Documentos Links TV Web Contato

 

 

   

 

Notícias

 

Sindimercosul denúncia saques a caminhoneiros brasileiros na Argentina

 

02/01/2013

 

O motorista brasileiro Evandro dos Santos viveu cenas de pânico na localidade de Campana, na província de Buenos Aires – Argentina quando supostos grupos de saqueadores organizados bloquearam a Ruta 9, mais conhecida como Panamericana e saquearam o caminhão que conduzia com carga de desodorantes.

 

 

Segundo relato de Evandro, um grupo de cerca de 100 pessoas se aproximaram do caminhão arremessando pedras e fazendo com que o caminhoneiro parasse o veículo. Neste momento, o grupo iniciou a onda de vandalismo na cabine, onde efetuaram a invasão  quebrando os vidros laterais.

No interior da cabine, foram roubados diversos pertences pessoais do motorista, como a carteira contendo todos os documentos, R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) e $ 1.400,00 (hum mil e quatrocentos pesos), aparelho de televisão e roupas.

 

Após o saque na cabine, o grupo iniciou o saque da carga, cortando a lona da carreta e levando as caixas de desodorantes. A ação durou cerca de 20 minutos.

 

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS – Sindimercosul, Jorge Luiz Frizzo repudiou o ataque e garante que o mesmo não foi isolado, pois pelo menos outros 03 (três) caminhoneiros brasileiros relataram ao Sindicato que foram saqueados. “Estamos preocupados com a integridade física dos trabalhadores que diariamente circulam no país vizinho e esperamos que esses ataques não voltem a ocorrer” disse Frizzo.

 

Segundo relatório da Confederação Argentina da Média Empresa, pelo menos 292 comércios foram saqueados em 40 cidades argentinas, onde duas pessoas que participavam dos saques na região morreram em confronto com a polícia.

 

Lona foi cortada para o saque da carga

 

 

Parte da carga foi saqueada

 

 

Vidro lateral do motorista foi quebrado e o dianteiro alvejado por pedras

 

 

Vidro dianteiro sofreu avarias

 

 

Lona foi cortada para o saque da carga

 

 

Eduardo Soares Brüggemann

 

 

 
 

Sindimercosul

Uruguaiana - Rio Grande do Sul

                            Fone: (55) 3413-1859

   

 

Copyright © 2011/2013 Sindimercosul :: By Agência Portal da Fronteira

Todos os direitos reservados.