Sindimercosul prepara a II etapa da caravana do conhecimento para levar informações aos trabalhadores

06/06/2013

Inicia na próxima segunda-feira 10/06 a II etapa da caravana do conhecimento” promovida pelo Sindimercosul – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS através da unidade móvel do trabalhador (ônibus do sindicato)..

A Caravana tem o objetivo, divulgar aos motoristas do Transporte Rodoviário de Cargas a Lei 12.619/2012 conhecida como a Lei do Descanso, que na prática estabelece que motoristas não podem ultrapassar o tempo de direção de quatro horas sem descanso, além de outras regras.

Nessa segunda edição serão contempladas as cidades de São Borja no dia 10/06, Ijuí (11/06), Chuí (12/06), Jaguarão (13/06) e Santana do Livramento na sexta-feira (14/06).

A Lei esta em vigor, e a resolução do Contran, que adiava a fiscalização foi suspensa e a autuação em todas as estradas do País está autorizada. O descumprimento da lei gera multa e 5 pontos na CNH e até apreensão do veículo, além de sanções administrativas e multas trabalhistas para as empresas.

O texto da Lei traz direitos e deveres dos motoristas e estabelece duas figuras  importantes para o dia a dia dos profissionais: o tempo de direção e o tempo de descanso. Na primeira etapa em abril a caravana percorreu nove cidades e distribui cerca de 1.500 cartilhas. A segunda etapa tem previsão de distribuir cerca de 3.000 cartilhas informativas sobre a Lei do Motorista.