Caminhões são apreendidos pela Policia Federal com suspeita de tacógrafos adulterados

07/01/2013

O Ministério do Trabalho e Emprego e a Policia Federal em ação conjunta, realizaram hoje 07/01 a apreensão de (02) dois caminhões no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana pertencentes a empresa local com suspeitas de irregularidades nos tacógrafos.

O tacógrafo é o aparelho que mede o tempo de viagem, a velocidade e a distância percorrida pelos veículos, sendo obrigatório especificamente em todos os que transportam carga acima de 4,5 toneladas e os de passageiros com mais de 10 lugares. Também serve como espécie de cartão ponto do motorista, sendo utilizado como prova em caso de acidentes. Desde 1997 o cronotacógrafo, mais conhecido como tacógrafo, já vem instalado pela fábrica nos veículos.

Os dois caminhões flagrados já estavam sendo monitorados há pelo menos 02 meses, após denuncia produzida ao Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo a denúncia, a manipulação do tacógrafo era feita pelo próprio motorista da empresa quando em viagem por “ordem da empresa”.

A alteração consistia na colocação de duas chaves no painel do caminhão, que, em uma das posições o tacógrafo funcionava normalmente, após 8 horas de viagem o motorista deveria inverter a posição das mesmas. A partir da inversão com o veículo em movimento o tacógrafo deixava de marcar velocidade e período trabalhado, marcando como se o caminhão estivesse parado.

Para o Presidente do Sindimercosul Jorge Luiz Frizzo, a alteração do tacócrafo serviria neste caso para o descumprimento a Lei 12/619, conhecida como a Lei do descanso, tornando assim impossível a leitura real do aparelho para verificar se o motorista dirigiu mais tempo que o permitido, colocando ainda a responsabilidade em caso de acidente ao motorista por dirigir com o tacógrafo alterado.