Caravana do Sindimercosul percorre o estado levando informações aos trabalhadores

08/04/2013

Na última sexta-feira (05/04) chegou ao fim a “Caravana do Conhecimento”, do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais que percorreu desde o dia 01/04, nove cidades do Rio Grande do Sul.

A Caravana teve como objetivo, divulgar aos motoristas do Transporte Rodoviário de Cargas a Lei 12.619/2012 conhecida como a Lei do Descanso, que na prática estabelece que motoristas não podem ultrapassar o tempo de direção de quatro horas sem descanso, além de outras regras.

A Lei esta em vigor, e a resolução do Contran, que adiava a fiscalização foi suspensa e a autuação em todas as estradas do País está autorizada. O descumprimento da lei gera multa e 5 pontos na CNH e até apreensão do veículo, além de sanções administrativas e multas trabalhistas para as empresas.

O texto da Lei traz direitos e deveres dos motoristas e estabelece duas figuras  importantes para o dia a dia dos profissionais: o tempo de direção e o tempo de descanso. “É muito importante que estes dois conceitos não sejam confundidos, por isso a caravana levou aos nossos trabalhadores a cartilha contendo informações claras sobre a Lei” disse Cesar Fresinghelli – vice-presidente do Sindimercosul.

A caravana iniciou no Centro Unificado de Fronteira em São Borja – RS Na sala de reuniões do CUF, 70 trabalhadores assistiram a uma palestra com duração de 1 hora, que abordou diversos temas com o foco principal no esclarecimento de dúvidas sobre a Lei.

No dia 06/04, a caravana se deslocou para Porto Xavier – RS, onde cerca de 30 trabalhadores assistiram à palestra dentro da unidade móvel. No mesmo dia, o Município de Horizontina recebeu a caravana na parte da tarde.

Ijui foi contemplada na quarta-feira, 07/04 com a presença da caravana que contou com apoio da Policia Rodoviária Federal, onde foi realizada a entrega de cerca de 600 cartilhas com orientações sobre a Lei 12.619/2012. A operação ocorreu na BR 285, km 462 no Posto da PRF.

Seguindo o roteiro, a unidade móvel esteve na quinta-feira em Passo Fundo, em seguida se deslocou para o Pólo Petroquímico de Triunfo, seguindo para Canoas, Porto Alegre e encerrando na sexta-feira 05/04 no Porto Seco de Santana do Livramento.

Ao total, a caravana percorreu nove cidades e distribui cerca de 1.500 cartilhas. A segunda etapa esta sendo agendada pela diretoria do Sindimercosul e deverá ser realizada na Argentina.