II Caravana do Sindimercosul percorre sete cidades levando informações aos trabalhadores

17/06/2013

O Sindimercosul - Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais continua dando sequência a “II Caravana do Conhecimento” que percorreu na última semana sete cidades no Rio Grande do Sul levando informações e distribuindo cartilhas sobre a Lei que regulamenta a profissão de motorista.

A caravana tem como objetivo, divulgar aos motoristas do transporte rodoviário de cargas a lei 12.619/2012 conhecida como a lei do descanso, que na prática estabelece que motoristas não podem ultrapassar o tempo de direção de quatro horas sem descanso, jornada diária de 8 horas, intervalo de pelo menos 30 minutos a cada quatro horas contínuas na direção, descanso entre jornadas de 11 horas, entre outras regras de proteção e segurança ao motorista profissional.

A Lei esta em vigor, e a resolução do Contran, que adiava a fiscalização foi suspensa e a autuação em todas as estradas do País está autorizada. O descumprimento da lei gera multa e 5 pontos na CNH, multa de R$ 127,69 e até retenção do veículo, além de sanções administrativas e multas trabalhistas para as empresas.

A caravana realizou ações em São Borja, Porto Xavier, Ijuí, Chuí, Jaguarão, Santana do Livramento e Cruz Alta, onde foi feita uma blitz informativa em conjunto com a Policia Rodoviária Estadual. O Sindimercosul pretende realizar outras ações em conjunto com as Policias Rodoviárias Federal e Estadual nos próximos meses.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Cesar Fresinghelli, foi verificado durante a realização da caravana que os motoristas tem o interesse em cumprir a legislação vigente, porém a falta de informação, o não cumprimento da legislação por parte das empresas e a distorção sobre vigência da lei são os principais pontos negativos em relação ao não cumprimento. Por outro lado, os trabalhadores entendem que com a remuneração que o cumprimento exige, os benefícios estarão garantidos como: INSS adequado, FGTS de maior valor, férias e 13° sobre a média de ganhos, descanso mensal de seis dias, além de proteção e segurança ao motorista profissional.

Na primeira etapa foram contempladas nove cidades, e ao todo já foram distribuídas cerca de 4.000 cartilhas em dezesseis Municípios no Rio Grande do Sul.