Sindimercosul volta a representar os trabalhadores do transporte internacional de cargas de Livramento

23/04/2013

Foi publicada no Diário Oficial na União na ultima sexta-feira, dia 19 de abril, nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego N° 348/2013/CGRS/SRT/MTE, que revoga a nota anterior datada de 18/05/2011, que removeu o Município de Santana do Livramento da base territorial do Sindimercosul – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS.

No ano de 2011, a base de representação dos trabalhadores em transportes de cargas de linhas internacionais foi transferida ao “sindicato dos trabalhadores do transporte de Santana do Livramento”, que abrange apenas os trabalhadores nacionais, e não contempla os que atuam no internacional. A alteração de representação na época não foi solicitada por ambos Sindicatos.

No dia 27 de março, o Presidente do Sindimercosul Jorge Luiz Frizzo participou em Brasília, acompanhado do Assessor da Senadora Ana Amélia Lemos, Sr. Francisco José, de reunião junto ao Registro Sindical no Ministério do Trabalho e Emprego. Na oportunidade foi apresentado ao Sr. César Haiachi coordenador de registro sindical as questões relativas à alteração. Para o coordenador a alteração foi feita de forma erronia, e deixou os trabalhadores do transporte de cargas internacionais de Livramento desamparados de representação.

Após as tratativas, foi aberto processo administrativo de n° 46010.003649/93-64, que após a publicação no Diário Oficial da União tornou sem efeito a antiga determinação.