Representantes da Câmara de Conciliação apresentam relatório de atendimentos e discutem soluções em reunião

25/11/2013

Na última semana os representantes da câmara de conciliação por parte do SINDIMERCOSUL estiveram em São Paulo - SP, na sede do SINDICAM, e participam de uma reunião mensal de trabalho onde foram apresentados números de atendimentos e discutido os critérios das consultas que são realizadas pelas empresas do segmento.

Criado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS - SINDIMERCOSUL, Sindicato dos Transportadores Autônomos - SINDICAM, Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga em Geral do Estado de São Paulo - FETRABENS e pelas entidades que reúnem as Empresas Gerenciadoras de Risco (GRISTEC e o SINDIRISCO) a câmara de conciliação dos caminhoneiros completou 4 meses de atendimento e nesse período realizaram cerca de 61 atendimentos, com sucesso em quase 95% dos casos, com o trabalhador sendo liberado para carregar e trabalhar.

A câmara de conciliação é um órgão que une caminhoneiros e gerenciadoras de Riscos, e sua função é solucionar às pendências e divergências entre os caminhoneiros e as Gerenciadoras de Riscos participantes. Esse conflito foi responsável por tirar centenas de trabalhadores de circulação. Foram muitas as reclamações de impedimentos de trabalhos, por parte dos caminhoneiros. Esse foi o principal motivo que nos levou a uma ação civil pública ajuizada em março deste ano, e a criação desse órgão, cujo espaço fica na sede do SINDIMERCOSUL.

A câmara foi criada com o objetivo de possibilitar o tratamento das informações constante no cadastro das Gerenciadoras, de uma forma rápida a fim de permitir que o trabalhador tenha garantido o acesso ao trabalho. Eventuais pendências são debatidas, discutidas e intermediadas pela Câmara”, explica Cesar Fresinghelli - vice-presidente do SINDIMERCOSUL.

Assessoria de Imprensa do Sindimercosul