O que são cargas indivisíveis

12/03/2014

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), carga indivisível é carga unitária, representada por uma única peça estrutural ou por um conjunto de peças fixadas por rebitagem, solda ou outro processo, para fins de utilização direta como peça acabada ou ainda, como parte integrante de conjuntos estruturais de montagem ou de máquinas ou equipamentos e que pela sua complexidade, só possa ser montada em instalações apropriadas.

Entende-se, portanto, carga indivisível como aquela que não pode ser fragmentada, por exemplo, toras de madeira e tratores.

Para reduzir os riscos que possam surgir com o transporte desse material, a Resolução n º 455, de 22 de outubro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), concedeu prazo de 180 dias para realização do curso especializado para transporte de cargas indivisíveis a contar da data da sua publicação. Portanto, em meados de abril deste ano, a fiscalização vai exigir a qualificação desses condutores.

Assessoria de Imprensa do Sindimercosul