Transporte Internacional é tratado em reunião em Paso de los Libres

28/03/2014

Na tarde da última quinta-feira, 27 de março, estiveram reunidos na Intendencia Municipal de Paso de los Libres (Argentina) autoridades e entidades representativas do transporte internacional de cargas do Brasil e Argentina.

O intendente municipal de Paso de los Libres, Raúl Tarabini recebeu em seu gabinete o Prefeito Municipal de Uruguaiana Luiz Augusto Schneider, acompanhado pelo Presidente do Sindimercosul Jorge Luiz Frizzo e do Presidente da ABTI José Carlos Becker. Durante o encontro foi tratado os avanços na Co.te.car (Complejo Terminal de Cargas) e Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana.

Umas das pautas tratadas em relação a Co.te.car foi a questão da segurança, especialmente em relação ao risco em que motoristas do transporte internacional são colocados ao saírem e ingressarem no terminal de cargas, pois o acesso de ônibus ao local se dá apenas na pista, e não nas proximidades do portão de acesso.

Durante o encontro, o intendente municipal Tarabini confirmou que dentro das próximas semanas iniciará as obras de implantação de uma parada de ônibus na porta de saída da Co.te.car, que facilitará o acesso dos trabalhadores que utilizam o transporte coletivo para acessarem o local. Também foi garantido pelo intendente a implantação de câmeras de vídeo monitoramento no local.

O prefeito de Uruguaiana, aproveitou a oportunidade e anunciou que na manhã da quinta-feira (27), assinou o edital de licitação para implantação de todo o sistema de iluminação que compreende toda a área do entorno do Porto Seco Rodoviário, conforme demanda solicitada por todas as entidades do setor. Schneider ainda comunicou que o Município construirá no local uma unidade básica de saúde (UBS), com a ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Ao final, os presentes trataram sobre uma maior integração internacional entre Uruguaiana e Paso de los Libres, com a realização de acordo de intercâmbios escolares, na área da saúde com a residência de estudantes da Universidade Federal (Unipampa), além de integração nas áreas do comércio, turismo e defesa civil.

Assessoria de Imprensa do Sindimercosul